• Direitos Humanos

CAOP Informa

29/03/2019

Promotoria de Justiça de Morretes promove projeto sobre igualdade de gênero nas escolas

A Promotoria de Justiça da Comarca de Morretes implantou na Comarca o Projeto “Game Over – Press Start”, idealizado para discutir igualdade de gênero no meio escolar, de modo a conscientizar quanto a igualdade entre meninos e meninas e fortalecer as novas gerações no combate à violência contra a mulher, a fim de construir uma sociedade mais igualitária, na qual todos e todas tenham voz e vez.

A ideia surgiu de estudos da UNFPA (Fundo de População das Nações Unidas) que indicam que é justamente na infância que os papéis de gênero começam a ser estabelecidos. Este, portanto, é um período singular para discutir violência e igualdade de gênero e assim quebrar o ciclo de violência e discriminação no futuro, pois a desigualdade de tratamento sofrida na infância gera impactos por toda a vida das meninas que depois se tornarão mulheres.

Assim, o projeto visa introduzir em meninos e meninas, bem como suas famílias e na comunidade escolar, ações de conscientização quanto a igualdade de gênero, combate a violência contra a mulher e empoderamento infantil, afinal, somente será possível promover mudanças na realidade atual quando a sociedade começar efetivamente a agir e a questionar seus hábitos, mudar o comportamento e começar desde cedo combater a desigualdade de gênero.

A iniciativa conta com três fases: capacitação dos professores, sensibilização e empoderamento dos alunos e ao final a encenação de um júri de feminicídio, realizado pelos alunos.

Até o momento quatro escolas do município já receberam o projeto, cerca de 100 professores e aproximadamente 2000 alunos já participaram das palestras. Ainda, três júris já foram realizados.

 

 

Recomendar esta notícia via e-mail:
Captcha Image Carregar outra imagem